5 Temperos para Deixar a Carne Suína Mais Saborosa

 

Temperos práticos por Eleni Rosa.

Apenas o sabor da carne de porco, quando bem preparada e de qualidade conhecida, já é o suficiente para trazer boas memórias. Porém, quando aliada aos temperos certos, é capaz de trazer novas sensações e despertar outros sentidos em quem está degustando. Por isso, é importante saber quais condimentos mais combinam com a carne suína e também em que peças e condições de preparo é mais indicado utilizá-los.

1. Limão

A harmonia que o limão traz para o prato com carne de porco se deve ao contraste de sabores. Quando utilizado na dosagem certa, este elemento realça as características sensoriais da peça e a deixa mais agradável ao paladar. Isso porque a acidez da fruta cítrica neutraliza a gordura e deixa a refeição mais leve. É muito utilizado em preparos rápidos, por se agregar facilmente à carne, como é o caso da bisteca suína frita e temperada com limão e pimenta do reino. Também pode ser utilizado em marinadas, pois acelera o processo de cozimento de peças maiores, como a picanha suína no forno.

2. Alho

O alho é uma peça-chave na culinária, principalmente em marinadas por seu sabor marcante. Assim como a cebola, pode ser utilizado como tempero complementar ou principal, dependendo da quantidade utilizada. A versatilidade em seu uso também está associada ao formato que será empregado no preparo, uma vez que pode ser adicionado em pasta, amassado ou em pequenas lascas. Usualmente é utilizado em churrascos, por conferir um sabor caseiro para peças como picanha, costela e pernil.

3. Ervas Finas

Quando se trata de carne de porco, é importante utilizar elementos que complementem o sabor da carne. Esse é o caso das ervas finas, que trazem frescor ao prato sem encobrir as características do elemento principal. É comum utilizar uma mistura dessas especiarias ou apenas uma delas, como é o caso de preparos com alecrim, tomilho ou orégano. Seu uso está presente em marinadas e molhos, para peças que serão assadas, cozidas e até mesmo fritas, como é o caso do bife de lombo frito com manteiga, alho e tomilho.

4. Páprica

A páprica – pó vermelho criado a partir de pimentões e pimentas – possui elementos feitos para quem deseja se aventurar na cozinha e testar novos temperos. Para a carne de porco, é comum a utilização da páprica doce em carnes ensopadas ou cozidas, já que ela se complementa facilmente ao sabor suíno. Também existe a páprica defumada, ideal para criar pratos fritos com gosto de preparos assados. Uma outra opção é a páprica picante, que pode substituir as pimentas comuns e dar outra cara para a receita. Uma dica é misturar as três modalidades dessa especiaria em peças como fraldinha e bisteca.

5. Shoyu

Muito utilizado na culinária oriental, o shoyu é um tempero completo para a carne suína. Isso porque, além de suas características únicas, ele já é salgado e, por isso, é importante ter atenção na adição de sal em receitas que levam esse condimento. Além disso, trata-se de um ingrediente que harmoniza bem com outros elementos, como gengibre, cebola e pimentões. Uma dica é utilizá-lo para marinar peças mais finas, como filé de lombo ou costelinhas e depois usar a marinada como molho de acompanhamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem