Receita Autêntica de Moqueca Capixaba: Tradição do Espírito Santo por Walisson Pinheiro Pereira

Receita Autêntica de Moqueca Capixaba: Tradição do Espírito Santo por Walisson Pinheiro Pereira

A moqueca capixaba é mais do que um prato típico, é uma herança cultural que trago com orgulho, uma comida com sabor e um cheiro maravilhoso, o Espírito Santo. 

Cada ingrediente e cada passo dessa receita carrega consigo séculos de tradição e sabor, e é com grande prazer que compartilho essa autêntica iguaria com vocês.

Ingredientes:

1,5 kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra ou namorado)

3 maços de coentro

3 maços de cebolinha verde

2 cebolas brancas (pequenas)

3 dentes de alho

4 tomates

3 limões

Azeite de oliva

Sementes de urucum

Pimenta-malagueta

Óleo de soja ou algodão

Sal fino

Modo de Preparo:

1. Limpe bem o peixe e corte-o em postas de 5 cm de largura. Lave com limão e deixe-o em uma vasilha com água e sal fraca. Separe a cabeça para preparar o pirão.

2. Soque juntos o alho e o sal.

3. Em uma panela de barro grande, coloque um pouco de óleo de soja ou de algodão e azeite de oliva, e adicione a massa obtida no socador, passando-a no fundo da panela.

4. Retire as postas de peixe da vasilha com água e sal. Arrume-as na panela, de modo que não fiquem umas por cima das outras.

5. Corte o coentro, o tomate e a cebola e coloque por cima das postas de peixe na panela. Regue com azeite e suco de limão.

6. À parte, frite em um pouco de óleo quente uma colher (sopa) de sementes de urucum. Depois de fritas, retire-as. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco desse óleo por cima do peixe, para dar cor.

7. Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance a panela ocasionalmente para que as postas de peixe não grudem no fundo.

8. Na hora de servir, salpique coentro picadinho por cima da moqueca.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem